Eu também faço parte desse grupo que tem a tireóide preguiçosa.

Descobri isso há um ano, quando me dei conta de que o quanto eu engordava não correspondia com a quantidade de comida que eu ingeria, e além disso, eu era capaz de dormir o dia inteiro e ainda assim continuar com sono. Dentre os sintomas mais comuns, os que tive também foram unhas fracas, cabelos muito muito secos, inchaço intenso e depressão (esse último é assunto para um próximo post).

De cara, a médica me prescreveu um tratamento com Levotiroxina (hormônio sintético) pro resto da vida, e por algúm tempo, administração de Sibutramina (droga para emagrecer) e dieta. Na época eu também tomava antidepressivo, anticoncepcional e um outro remédio para estimular minha imunidade, ou seja, cinco comprimidos diários para uma pessoa de 27 anos.

Isso realmente não é o fim do mundo, mas quando o universo conspira para o aumento do seu peso, descobrir que até seu metabolismo anda a passos de lesma as vezes é um pouco desanimador.

Abaixo algumas informações que encontrei na internet:

O que é hipotireoidismo?

O hipotireoidismo é uma condição clínica caracterizada pela redução da atividade da glândula tireóide, resultada pela baixa secreção de hormônios tireoideanos, isto é, níveis de T3 e T4 circulantes no organismo - abaixo do normal. Em resposta a estes níveis reduzidos de T3 e T4 no sangue, a secreção de TSH aumenta. Portanto, o aumento de TSH é um marcador primário de hipotireoidismo.

Quais as funções da Glândula Tireóide?

A glândula tireóide acumula o iodo da dieta para utilizá-lo na produção de hormônios tireoideanos. Estes hormônios, chamados T3 e T4, são armazenados pela glândula e secretados na corrente sanguínea.

Por que a tireóide é importante para minha saúde?

A tireóide é importante porque os hormônios T3 e T4 produzidos desempenham atividades fundamentais na regulação do metabolismo (funções cardíacas, gastrintestinais e neurológicas) e na reprodução e crescimento celular.

Quais são os sinais e sintomas do hipotireoidismo?

• Fadiga
• Depressão
• Ganho de peso
• Demência
• Intolerância ao frio
• Câimbras e mialgia
• Pele seca
• Bradicardia
• Cabelos secos
• Constipação
• Queda de cabelos
• Edema
• Infertilidade
• Irregularidade menstrual
Link bem legal sobre o assunto:
Artigos científicos:


    0 comentários: